ÓSCULO SANTO

Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. Romanos 16:16.

Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo. Amém. 1 Pedro 5:14.

Ver também 1 Cor. 16:20, 2 Cor. 13:12, 1 Tes.5:26.

Terminadas as orações (no culto), damo-nos o ósculo da paz. Justino Mártir (160 d.C.)

O amor não consiste num beijo, senão na benevolência. Efetivamente, há quem fazem ressoar as igrejas com um beijo, sem ter amor dentro de seu coração. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

No caminho (para ser martirizado), o outro homem lhe pediu a Tiago que o perdoasse. E depois de uma breve consideração, Tiago lhe respondeu: “A paz seja contigo,” e o beijou. E ambos foram decapitados juntos. Eusébio, citando a Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Há outro costume que agora se fez freqüente: quando os que jejuam terminaram sua oração com seus irmãos, retêm o beijo de paz, que é o selo da oração. Mas, quando deve dar-se o beijo de paz se não em cumprimento de nossas observâncias religiosas, enquanto nossa oração ascende ao céu, com mais aceitação devido a nosso amor? Para que eles mesmos possam compartilhar nossa observância, à que contribuíram passando sua paz a seu irmão. Que oração é completa separada do beijo santo? Quem impede a paz em seu serviço ao Senhor? Que classe de sacrifício é o do que se marcha sem dar o beijo de paz? Tertuliano (197 d.C.)

VER TAMBÉM CULTO CRISTÃO; HINOS