ADÃO

Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.1 Coríntios 15:22.

Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 1 Timóteo 2:13-14.

Foi, pois, necessário que o Senhor viesse à ovelha perdida para com tão grande economia realizar a recapitulação, e para voltar a procurar a obra que ele mesmo tinha criado; para salvar ao mesmo homem feito “a sua imagem e semelhança,” isto é, ao velho Adão, uma vez cumpridos os tempos “que o Pai tinha fixado com seu poder,” da condenação que tinha recaído sobre ele por sua desobediência, porque todo plano de salvação em favor do homem se fazia segundo o beneplácito do Pai, a fim de que Deus não ficasse vencido nem se perdesse sua obra de arte. Pois, se o homem ao que Deus tinha feito para que vivesse, ao perder a vida ferido pela serpente que o tinha corrompido já não tivesse podido voltar à vida, senão que tivesse ficado inteiramente abocado à morte, então Deus teria sido vencido, e a maldade da serpente teria triunfado sobre o propósito de Deus. Irineu (180 d.C.)

A fim de anunciar a verdade, este Adão é aquele primeiro homem modelado, sobre o qual a Escritura afirma que Deus disse: “Façamos ao homem a nossa imagem e semelhança.” Todos os demais descemos dele. E, como provimos dele, por isso levamos também seu nome. E sé se salva o ser humano, então é preciso que também se salve o primeiro que foi modelado. Irineu (180 d.C.)

Adão mostrou seu arrependimento com seu cinto, ao cingir-se com folhas de figueira. Tendo muitos outros tipos de folhas que podiam magoar menos o corpo, no entanto, movido pelo temor de Deus, teceu um cinto digno de sua desobediência. Desta maneira, reprimia o impulso da carne que lhe tinha feito perder o modo de ser e a ingenuidade do menino para voltar sua mente ao mal. Revestiu-se com um freio de continência que também compartilhou com sua mulher, pois temia a Deus e esperava sua vinda… E de sua parte sempre se tivesse humilhado levando esse vestido, se o Senhor misericordioso não lhes tivesse dado túnicas de peles em lugar de suas folhas de figueira. Irineu (180 d.C.)

Adão foi perfeito desde sua formação… A causa (de seu pecado) jaz em sua decisão… Deus não foi a causa. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Os hereges nos apresentam a questão de se Adão foi criado perfeito ou imperfeito. Porque se o foi imperfeito, como pode ser imperfeita a obra de um Deus perfeito, e mais ainda tratando-se do homem? Mas se era perfeito, como traspassou o mandato? Nossa resposta é que não foi criado perfeito em sua constituição, mas se disposto para receber a perfeição. Há certa diferença entre ter capacidade para a virtude e possuí-la. Deus quer que nos salvemos por nós mesmos, pois esta é a natureza do alma, a de poder mover-se por si mesma… todos, como disse, estão Atos para atingir a virtude. O que sucede é que uns se entregam mais, e outros menos à aprendizagem e à prática da mesma. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Jesus livrou do Hades ao primeiro homem da terra, o qual se achava perdido e atado pelas correntes da morte. Hipólito (200 d.C.)

Sendo livre de toda labor, o homem (Adão) podia dedicar-se inteiramente ao serviço de Deus seu Pai. Depois, Deus lhe deu mandamentos específicos, por cuja observância o podia continuar imortal, ou se ele os transgredia, seria castigado com a morte. Lactâncio (304-313 d.C.)

VER TAMBÉM HOMEM, DOUTRINA DO

  • Voltar ao índice