ALMA

I. Natureza do alma
II. Origem das almas
III. Distinção entre o corpo e alma

I. Natureza do alma (Voltar Aporta)


E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28.

Prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção.Atos 2:31.

E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.

As almas não podem ver a Deus nem transmigrar a outros corpos. Se pudessem, saberiam por que são castigadas; e por tanto, temeriam inclusive cometer o mais leve pecado. No entanto, sim podem perceber a existência de Deus e que a justiça e a piedade são dignas de honra. Justino Mártir (160 d.C.)

O alma em si não é imortal, senão mortal; mas é possível que não morra. Se não conhece a verdade, morre e se desfaz com o corpo; mas se levanta de novo ao fim do mundo com o corpo, recebendo a morte pelo castigo eterno. Mas quando adquire o conhecimento de Deus, não morre ainda que por um tempo permaneça dissolvida. Taciano (160 d.C.)

E assim, uma vez completo o número que ele mesmo determinou, todos os que estão inscritos no livro da vida ressuscitarão, com seu próprio corpo e alma e com o próprio espírito com os quais agradaram a Deus. Em mudança os que mereceram o castigo irão a ele, com o alma e o corpo com os quais se afastaram da bondade divina . Então já não engendrarão filhos nem estes nascerão, nem se casarão, nem terá casal, pois estará completo o número dos seres humanos que Deus elegeu de antemão, para cumprir em todo o plano do Pai… De modo muito completo o Senhor ensinou que não se conservam as almas passando de corpo em corpo; senão também que elas conservam a personalidade do corpo para o qual foram feitas, e se lembram das obras que aqui realizaram ou deixaram de realizar. Irineu (180 d.C.)

Por sua generosidade Deus deu a conhecer ao ser humano o bem da obediência e o mal da desobediência, a fim de que o olho de sua alma por própria experiência possa eleger julgando o que é melhor, e nunca descuide por preguiça o mandato divino. Irineu (180 d.C.)

Deus fez ao homem do pó da terra e soprou em seu rosto alento de vida. E o homem chegou a ser um alma vivente; pelo qual o alma é telefonema imortal. Teófilo (180 d.C.)

O pecado imprime seu selo em cada alma e a todas por igual às destina à morte. Devem morrer. Toda carne caiu sob o poder do pecado, todos sob o poder da morte. Melitón de Sardis (190 d.C.)

É o corpo que morre; o alma é imortal. Melitón de Sardis (190 d.C.)

Em aquilo mais essencial que procede do mesmo Deus, isto é, o alma, que recebeu o selo do ser divino no que se refere à liberdade de arbítrio e de decisão. De não ser assim, não se tivesse imposto uma lei. Tertuliano (197 d.C.)

O mesmo sucede com o bem no alma que está afogada no mau: segundo seja este, o bem ou desaparece do tudo ou surge como um raio de luz por onde encontra um espaço livre. Assim, há homens péssimos e homens muito bons, ainda que as almas sejam todas de uma mesma espécie. E nos piores há algo bom, e nos melhores algo mau. Só Deus não tem pecado, e entre os homens só Cristo não tem pecado, porque é Deus. Tertuliano (197 d.C.)

Não há nenhum alma sem pecado, porque nenhuma há que não guarde uma semente de bem. Por isto, quando o alma se converte à fé e é restaurada em seu segundo nascimento pelo água e pelo poder de acima, se lhe tira o Veu de sua corrupção original e consegue ver a luz em todo seu esplendor. Então é recebida pelo Espírito Santo, da mesma maneira que no primeiro nascimento tinha sido acolhida pelo espírito imundo. E a carne segue ao alma em suas núpcias com o Espírito como uma dote, e se converte em serva, não do alma, senão do Espírito. Tertuliano (197 d.C.)

O fato de que o alma do ser humano existe depois da separação do corpo é crido não só entre cristãos e judeus senão também entre muitos outros gregos e gentis. Orígenes (248 d.C.)

II. Origem das almas (Voltar Aporta)


E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7.

Num princípio, o Espírito era parceiro do alma: mas esta não quis seguir ao espírito, e este a abandonou. Mas ela, que conservava, como um resplendor do poder do espírito, e que separada dele já não podia contemplar o perfeito, andava em procura de Deus, e extraviada se fez muitos deuses, seguindo aos Demonios embusteiros. Por outra parte, o Espírito de Deus não está em todos os homens, senão só com alguns que vivem justamente, em cuja alma se faz presente e com a qual se abraça e por cujo meio, com predições, anuncia às demais almas o que está escondido. As que obedecem à sabedoria, atraem a si mesmas o espírito que lhes é congênito; mas as que não obedecem e recusam ao que é servidor do Deus que subiu, longe de mostrar-se piedosas se mostram mais bem como almas que fazem a guerra a Deus. Taciano (160 d.C.)

Mais bem, cada um de nós, bem como pela arte de Deus recebeu seu corpo, assim também dele recebeu sua alma. Porque Deus não é nem tão pobre nem tão indigente que seja incapaz de dar a cada corpo sua alma, bem como seus caracteres distintivos. Irineu (180 d.C.)

Bem como o corpo animado não é ele mesmo o alma, senão que participa do alma enquanto Deus o queira, assim também o alma não é a vida mesma, senão que participa da vida que Deus quis conceder-lhe. Por isso a palavra profética diz a respeito do primeiro homem criado: “Foi feito alma vivente” . Com isto nos ensinou que o alma vive ao participar da vida, de maneira que uma coisa se entende por alma e outra por vida. É, pois, Deus quem outorga a vida e a duração perpétua; é-lhe possível conceder essa vida perpétua a almas que antes não existiam, se Deus quer que existam e que sigam vivendo. Irineu (180 d.C.)

Definimos o alma humana como nascida do sopro de Deus, imortal, incorpórea, de forma humana, simples em sua substância, consciente de si mesma, capaz de seguir vários cursos, dotada de livre arbítrio, submetida a circunstâncias externas, mudáveis em suas capacidades, racionais, dominadoras, capazes de adivinhação e procedentes de um tronco comum. Tertuliano (197 d.C.)

O homem está composto de corpo e alma; isto é do céu e da terra. Por que o alma (pelo qual temos vida) tem sua origem em céu de Deus. Mas o corpo tem sua origem na terra, do pó do qual foi formado. Lactâncio (304-313 d.C.)

III. Distinção entre o corpo e alma (Voltar Aporta)


Numa palavra, o que o alma é num corpo, isto são os cristãos no mundo. O alma se estendidos por todos os membros do corpo, e os cristãos pelas diferentes cidades do mundo. O alma tem sua morada no corpo, e, com tudo, não é do corpo. Assim que os cristãos têm sua morada no mundo, e ainda assim não são do mundo. O alma que é invisível é guardada no corpo que é visível; assim os cristãos são reconhecidos como parte do mundo, e, pese a isso, sua religião permanece invisível. A carne aborrece ao alma e está em guerra com ela, ainda que não receba nenhum dano, porque lhe é proibido permitir-se prazeres; assim o mundo aborrece aos cristãos, ainda que não receba nenhum dano deles, porque estão na contramão de seus prazeres. O alma ama a carne, que lhe aborrece e (ama também) a seus membros; assim os cristãos amam aos que lhes aborrecem. O alma está aprisionada no corpo, e, com tudo, é a que mantém unido ao corpo; assim os cristãos são guardados no mundo como numa casa de prisão, e, pese a tudo, eles mesmos preservam o mundo. O alma, ainda que em si imortal, reside num templo mortal; assim os cristãos residem no meio de coisas perecíveis, enquanto esperam o imperecível que está nos céus. O alma, quando é tratada duramente na questão de carnes e bebidas, é melhorada; e o mesmo os cristãos quando são castigados aumentam em número cada dia. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Olhando ao céu, Policarpo disse: “Oh Senhor Deus Onipotente … te abençôo porque me concedeste este dia e hora para que possa receber uma porção entre o número dos Martires na copa de [tua] Cristo na ressurreição de vida eterna, tanto do alma como do corpo, na incorruptibilidade do Espírito Santo. Martírio de Policarpo (135 d.C.)

Porque o mesmo Senhor, quando certa pessoa lhe perguntou quando viria seu reino, contestou: Quando os dois sejam um, e o de afora como o de adentro… Agora bem, os dois são um quando dizemos a verdade entre nós, e em dois corpos terá só um alma, sem dissimulo. E ao dizer o exterior como o interior quer dizer isto: o interior quer dizer o alma, e o exterior significa o corpo. Por tanto, da mesma maneira que aparece o corpo, que se manifeste o alma em suas boas obras. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Porque se nos desprendemos destes gozes e vencemos nossa alma, recusando dar satisfação a suas concupiscências, seremos partícipes da misericórdia de Jesus. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Mas os justos, tendo feito bem e sofrido tormentos e aborrecido os prazeres do alma, quando contemplem aos que fizeram mau e negado a Jesus com suas palavras e com seus Atos, quando sejam castigados com penosos tormentos num fogo inapagável , darão glória a Deus, dizendo: Terá esperança para aquele que serviu a Deus de todo coração. Segunda de Clemente (150 d.C.)

Nossa alma, não é por si mesma imortal, senão mortal. Mas é também capaz da imortalidade. Se não conhece a verdade, morre e se dissolve com o corpo, mas ressuscita depois juntamente com o corpo na consumação do mundo, para receber como castigo uma morte imortal. Pelo contrário, se atingiu o conhecimento de Deus, não morre por mais do que pelo momento se dissolva (com o corpo). Efetivamente, por si mesma o alma é trevas, e não há nada luminoso nela, que é, sem dúvida, o que significa aquilo: “As trevas não prendem a luz.” Porque não é o alma por si mesma a que salva ao espírito, senão a que é salvada por ele. E a luz prendeu às trevas, no sentido de que o Verbo é a luz de Deus, enquanto as trevas são o alma ignorante. Por isto, quando vive só, inclina-se para abaixo para a matéria e morre com a carne; mas quando atinge a união com o Espírito de Deus já não se encontra sem ajuda, senão que pode levantar-se às regiões para onde lhe conduz o Espírito. Porque a morada do Espírito está no alto, mas a origem do alma é de abaixo. Taciano (160 d.C.)

Quando o corpo está em repouso e adormecido, o alma vê e obra em sonhos, e se recorda de muitas destas coisas em comunhão com o corpo; por isso, uma vez desperto, pode indicar, inclusive depois de algum tempo, o que experimentou no sonho. Irineu (180 d.C.)

O corpo, efetivamente, não é mais sólido do que o alma, pois dela recebe o sopro, a vida, o desenvolvimento e o manter-se unido; senão que o alma possui e governa o corpo. Como o corpo participa de seu movimento, detém-na sua rapidez, mas não lhe faz perder seu conhecimento. O corpo se assemelha a um instrumento, mas o alma é como o artista. E um artista rapidamente concebe uma obra, mas a realiza mais lentamente usando seu instrumento, pela imobilidade deste: misturam-se, pois, a rapidez do artista com a torpeza do instrumento, e dessa maneira a obra toma tempo. De modo semelhante o alma participa dos impedimentos do corpo com o que está unida, mas sem perder absolutamente suas capacidades; bem como, comunicando ao corpo sua vida, ela mesma não a perde. De modo parecido, enquanto ela faz a seu corpo partícipe de muitas outras coisas, ela mesma não perde nem seu conhecimento nem a memória do que experimentou. Irineu (180 d.C.)

O alma e corpo estão unidos pelo sangue. Irineu (180 d.C.)

Pois o alma e o Espírito podem ser partes do homem, mas não todo o homem; senão que o homem perfeito é a mistura e união do alma que recebe ao Espírito do Pai, e misturada com ela a carne, que foi criada segundo a imagem de Deus… Mas este Espírito se une à criatura ao misturar-se com o alma; e assim pela efusão do Espírito, o homem se faz perfeito e espiritual: e este é o que foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus Irineu (180 d.C.)

“O Deus da paz lhes santifique e faça perfeitos, e que todo seu ser, espírito, alma e corpo, permaneçam sem mancha até a vinda do Senhor Jesus Cristo”… São , pois, perfeitos quem tivessem em si de modo permanente ao Espírito de Deus, conservando sem mancha o corpo e o alma. Ao dizer “de Deus,” se refere aos que conservam a fé em Deus, e mantêm a justiça com respeito a seu próximo. Irineu (180 d.C.)

Porque morrer consiste em perder a respiração e a força vital, e converter-se num ser imóvel e inanimado, para retornar àqueles elementos dos quais ao início sacou sua substância. Isto não pode suceder-lhe ao alma, que é o sopro de vida; nem ao espírito, que não é composto senão simples, e assim não pode dissolver-se, senão que, pelo contrário, é ele a vida daqueles que dele participam. O único que fica, pois, é que a morte se refira à carne. A carne, uma vez que o alma se aparta, fica inanimada e sem respiração, e pouco a pouco se dissolve na terra da que foi sacada. Esta, pois, é a mortal. Irineu (180 d.C.)

Mas para que serve conhecer a verdade de palavra se profana o corpo e se realizam ações degradantes? De que serve a santidade do corpo se a verdade não ainda no alma? Ambos, pois, alegram-se de estar juntos, estão aliados e lutam cara a cara para levar ao homem à presença de Deus. Irineu (180 d.C.)

O comportamento próprio do cristão é uma atividade do alma racional, conforme com o bom Juizo E com o amor ao a verdade, realizada por meio do corpo, seu colega e aliado na luta. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Querem esta prova pelo depoimento do alma que têm dentro do corpo? Essa alma, pois, ainda que presa nesse cárcere, cercada de falsas doutrinas, enfraquecida com tantas torpezas, cativa pela tirania dos falsos deuses, quando volta em si, quando desperta de uma embriaguez, quando recobra o vigor perdido, como o convalescente que escapou da doença perigosa, com um impulso natural a Deus, chamando-lhe um, verdadeiro e grande voz comum de todos: Deus me fez este favor. Tertuliano (197 d.C.)

Por isto têm de apresentar-se também os corpos; pois o alma só sem carne, não padece penas corporais, e já que as almas têm de ser julgadas das obras que fizeram com dependência do corpo… é razoável que o corpo seja examinado pelo serviço que fez ao alma. Tertuliano (197 d.C.)

A morte não é outra coisa que a separação do alma e do corpo, a vida, que é o contrário da morte, não se pode definir mais do que como a união do corpo e do alma. Se a separação das duas substâncias se produz simultaneamente pela morte, a lei de sua união nos obriga a pensar que a vida chega simultaneamente às duas substâncias. Mantemos, pois, que a vida começa na concepção, pois defendemos que o alma existe desde este momento, e o princípio da vida é o alma. Simultaneamente se une para a vida, o que simultaneamente se separa na morte. Tertuliano (197 d.C.)

Nenhum alma pode conseguir a salvação se não creu enquanto vivia na carne: a carne é a dobradiça sobre o que gira a salvação. Quando Deus atrai a sim ao alma, é a carne a que permite que o alma possa ser atraída por Deus. A carne é lavada, para que o alma fique purificada. A carne é ungida, para que o alma fique consagrada. A carne é selada, para que o alma fique protegida. A carne recebe a sombra da imposição das mãos, para que o alma fique alumiada pelo Espírito. A carne se alimenta com o corpo e o sangue de Cristo, para que o alma fique cheia de Deus. Por tanto, não se pode separar no prêmio o que colaborou num só trabalho. Os sacrificios agradáveis a Deus, refiro-me à aflição do alma, os jejuns, a abstinência e todas as moléstias relacionadas a estas praticas, é a carne a que os realiza uma e outra vez, a costa própria. Tertuliano (197 d.C.)

Parece que o alma é algo intermédio entre a debilidade da carne e a disposição do espírito. Orígenes (225 d.C.)

VER TAMBÉM HOMEM, DOUTRINA DO; LIVRE ARBITRIO E PREDESTINAÇÃO; MORTOS

  • Voltar ao índice