CIRCUNCISÃO

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2:28-29.

Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Gálatas 5:2-3.

Mas, ademais, seus escrúpulos (dos judeus) com respeito às carnes, e sua crendice com referência ao Sabado e a vaidade de sua circuncisão… são ridículos e indignos de consideração alguma. Epístola a Diogneto (125-200 d.C.)

Vocês, os que estão circuncidados na carne, precisam de nossa circuncisão; nós, em mudança, que temos a espiritual, para nada precisamos da outra. Porque de ter sido essa necessária, como vocês se imaginam não tivesse formado Deus a Adão incircunciso, nem tivesse olhado aos dons de Abel, que oferecia sacrificios sem estar circuncidado, nem lhe tivesse também não agradado Enoque, incircunciso, e não se lhe achou mais, porque Deus lhe transladou. Ló, incircunciso, salvou-se de Sodoma, sob a escolta dos mesmos anjos e do Senhor. Noé é princípio de outra linhagem humana; e no entanto incircunciso entrou junto com seus filhos no arca. Justino Mártir (160 d.C.)

Ademais, o fato de que o sexo feminino não possa receber a circuncisão da carne, prova que foi dada essa circuncisão por sinal e não como obra de justificativa. Justino Mártir (160 d.C.)

Ló foi sacado de Sodoma sem estar circuncidado, para receber de Deus a salvação. Noé era incircunciso, e no entanto a tal ponto agradou ao Senhor que este lhe comunicou as medidas com as quais o mundo seria regenerado. Também Enoque agradou a Deus sem a circuncisão. Irineu (180 d.C.)

Prova de que estas praticas (da lei) não justificavam ao ser humano, senão que serviam de signo ao povo, é que Abraham “creu e lhe foi contado pela justiça, até o ponto de chamar-se o amigo de Deus,” sem a circuncisão e sem a observância do Sabado... Toda a enorme multidão de justos que existiram antes de Abraham, bem como todos os patriarcas que viveram antes de Moisés, foram justificados sem o que dissemos. Irineu (180 d.C.)

Nós não seguimos aos judeus em suas observâncias quanto à comida, seus dias sagrados, nem seus sinais corporais bem conhecidas (a circuncisão). Tertuliano (197 d.C.)

A igreja de Cristo… floresce com virgems castas e puras, nas quais se realizou a verdadeira circuncisão da carne; e em sua carne são fiéis ao pacto de Deus que é um pacto eterno. Orígenes (225 d.C.)

O rito da circuncisão começou com Abraham e foi desistido por Jesus, o qual não quis que seus discípulos o praticassem. Orígenes (248 d.C.)

A circuncisão da carne é evidentemente irracional. Pois, se Deus o tivesse disposto assim, então teria criado ao homem sem um prepúcio. Não obstante, (a circuncisão carnal) foi uma figura desta segunda circuncisão, o qual significa… que deveríamos viver com um coração aberto e singelo. Lactâncio (304-313 d.C.)

Os (líderes religiosos judeus) alegaram outras causas para seu agastamento… a saber, que Jesus destruiu a obrigação da lei dada por Moisés… Ademais, aboliu a circuncisão… No entanto, Ele não fez isto por seu próprio Juizo, senão segundo a vontade de Deus. Lactâncio (304-313 d.C.) VER TAMBÉM JUDAISMO; LEI MOSAICA

  • Voltar ao índice