Casamento Cristão

Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Mateus 19:4-6.

Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. 1 Timóteo 4:1.

Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4.

É apropriado que todos os homens e mulheres, também, quando se casam, unam-se com o consentimento do bispo, para que o casal seja segundo o Senhor e não segundo concupiscência. Que todas as coisas se façam em honra de Deus. Ignácio (105 d.C.)

Por tanto, não contraímos casal senão para a procriação e educação dos filhos ou, se renunciamos a ele, vivemos em perpétua continência. Justino Mártir (160 d.C.)

Tendo, pois, esperança da vida eterna, desprezamos as coisas da vida presente e ainda os prazeres do alma: cada um de nós tem por mulher à que tomou segundo as leis que nós estabelecemos, e ainda esta em vistas à procriação. Porque bem como o lavrador, uma vez jogada a semente à terra, espera a ceifa e não segue semeando, assim para nós a medida do desejo é a procriação dos filhos… Ou há que permanecer tal como um nasceu, ou há que se casar uma só vez. O segundo casal é um Adulteriodecente. Diz a Escritura: “o que deixa a sua mulher e se casa com outra, comete adultério” não permitindo abandonar àquela cuja virgindade um desfez, nem casar-se de novo. Atenágoras (175 d.C.)

O fim mais imediato do casal é o de procriar filhos, ainda que o fim mais pleno seja o de procriar bons filhos… O casal tem de ter-se por coisa legítima e bem estabelecida, pois o Senhor quer que os homens se multipliquem. Mas não diz o Senhor “entreguem-se ao desenfreio,” nem quis que os homens se entregassem ao prazer, como se tivessem nascido só para o sexo. Ouçamos a advertência que nos faz o Cristo por boca de Ezequiel, quando grita: “Circuncidem sua fornicação.” Até os animais irracionais têm seu tempo estabelecido para a inseminação. Unir-se com outro fim que o de engendrar filhos é fazer ultraje à natureza. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Quem são os dois ou três, reunidos em nome de Cristo, no meio dos quais está o Senhor? Não são talvez o homem, a mulher e o menino, já que o homem e a mulher estão unidos por Deus? Clemente de Alexandria (195 d.C.)

(O cristão) come, bebe e toma mulher, não por si mesmo, senão por necessidade. Digo tomar mulher quando se faz segundo a razão e como convém. O que quer ser perfeito tem como modelos aos Apostolos, e o verdadeiro varão não se mostra na vida do que escolhe viver só, senão que aquele se mostra superior aos homens que luta no casal, na procriação dos filhos, na preocupação por sua família, sem deixar-se arrebatar nem pelos prazeres nem pelas penas, senão que no meio das preocupações familiares permanece incessantemente no amor de Deus. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Se efetivamente devemos exercitar-nos num verdadeiro controle (de nossos desejos sexuais), como é verdade, há que o mostrar sobretudo à própria esposa, evitando as uniões inconvenientes; e há que dar na própria casa a prova segura de que um é casto com os vizinhos… Há permissão para semear, para um que está casado, como para um cultivador, somente no momento em que a semente pode ser recebida com oportunidade. Para o resto do tempo há uma excelente medicina para a incontinência, e é o ser razoável; e também uno é ajudado evitando a saciedade, que infla os desejos sensuais. Clemente de Alexandria (195 d.C.

Na seguinte citação se descreve um casal cristão.

Como poderei expressar a felicidade daquele casal que foi contraído ante a igreja, reforçado pela oferenda eucarística, selado pela bênção, anunciado pelos anjos e ratificado pelo Pai? Porque, efetivamente, também não na terra os filhos se casam reta e justamente sem o consentimento do pai. ¡Que jugo o que une a dois fiéis numa só esperança, na mesma observância, em idêntica servidão! São como irmãos e colaboradores, não há distinção entre carne e espírito. Mais ainda, são verdadeiramente dois numa só carne, e onde a carne é única, único é o espírito. Oram juntos, juntos se ajoelham, juntos praticam o jejum. Um ensina ao outro, uno honra ao outro, um sustenta ao outro.

Unidos na igreja de Deus, encontram-se também unidos no banquete divino, unidos nas angústias, nas perseguições, nos gozos. Nenhum tem segredos com o outro, nenhum esquiva ao outro, nenhum é gravoso para o outro. Livremente fazem visitas aos povres e sustentam aos indigentes. As esmolas que repartem, não lhes são reprochadas pelo outro; os sacrificios que cumprem não se lhes jogam em cara, nem se lhes põem dificuldades para servir a Deus cada dia com diligência. Não fazem furtivamente o sinal da cruz, nem as ações de graças são temerosas nem as bênçãos têm de permanecer mudas. O canto dos salmos e dos hinos ressoa a duas vozes, e os dois iniciam uma concorrência para cantar melhor a seu Deus. Ao ver e ouvir isto, Cristo se enche de gozo e envia sobre eles sua paz. Tertuliano (197 d.C.)

Nós, em mudança, mostramos o pudor não no rosto, senão no alma: de boa vontade permanecemos unidos com o vínculo de um único casal e exercemos o desejo de engendrar com uma só mulher, ou com nenhuma. Marco Minucio Félix (200 d.C.)

Se estas coisas são assim, certamente os crentes que se casam com os incrédulos são culpados de fornicação e devem ser excluídos de toda comunicação da irmandade de acordo com a carta do Apostolo. Porque diz que com tais pessoas nem devemos comer. (Tertuliano 205d.C.)

Inclusive na terra, os filhos não contraem casal sem o consentimento de seus pais. Tertuliano (205 d.C.)

Não se deve contrair casal com os incrédulos. Em Tobias (4:12) diz: “Evita toda imoralidade sexual, filho meu; e , escolhe uma esposa de tua mesma parentela.” E também na epístola de Paulo aos Coríntios, diz: “Se o marido morre, ela é livre de casar-se… só no Senhor.” E também na segunda carta aos Coríntios, diz: “Não se unam em união desigual com os incrédulos.” Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM CELIBATO; DIVORCIO ; ESPOSOS E ESPOSAS; RECASAMIENTO

  • Voltar ao índice