DIVISÕES NA IGREJA

Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:3.

Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos. Gálatas 5:19-20.

Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado. Tito 3:10-11.

Tinha-lhes sido concedida toda glória e prosperidade, e assim se cumpriu o que está escrito: Meu amado comeu e bebeu e prosperou e se encheu de peso e começou a dar patadas. Por ali entraram os ciúmes e a inveja, a discórdia e as divisões, a perseguição e o tumulto, a guerra e a cativeiro. E assim os homens começaram a agitar-se: os humildes contra os honoráveis, os mal reputados contra os de grande reputação, os néscios contra os sábios, os jovens contra os anciãos. Por esta causa a justiça e a paz se ficaram a um lado, enquanto cada um esqueceu o temor do Senhor e ficado cego na fé nele, não andando nas ordens de seus mandamentos nem vivendo em conformidade com Cristo, senão cada um andando trás das concupiscências de seu malvado coração, pois conceberam uns ciúmes injustos e ímpios, por meio dos quais também a morte entrou no mundo. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Por que há, pois, contendas e iras e facções e guerra entre vocês? Não temos um só Deus e um Cristo e um Espírito de graça que foi derramado sobre nós? E não há uma só vocação em Cristo? Por que, pois, separamos e dividimos os membros de Cristo, e causamos divisões em nosso próprio corpo, e chegamos a este extremo de loucura, em que esquecemos que somos membros os uns dos outros? Recordem as palavras de Jesus nosso Senhor; porque Ele disse: ¡Ai deste homem; melhor seria para ele do que não tivesse nascido, que o que escandalize a um de meus eleitos! Seria melhor do que lhe atassem do pescoço uma pedra de moinho e lhe jogassem no mar que não do que revirasse a um de meus eleitos. Sua divisão revirou a muitos; foi causa de abatimento para muitos, de dúvida para muitos e de aflição para todos. E sua sedição segue ainda. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Quem há, pois, nobre entre vocês? Quem é compassivo? Quem está cheio de amor? Que diga: se por causa de mim há facções e contendas e divisões, retiro-me, aparto-me onde queiram, e faço o que está ordenado pelo povo: com a condição que o rebanho de Cristo esteja em paz com seus presbíteros devidamente designados. O que faça isto ganhará para si um grande renome em Cristo, e será recebido em todas as partes; porque a terra é do Senhor e sua é a plenitude da mesma. Isto é o que fizeram e farão os que vivem como cidadãos deste reino de Deus, que não dá motivo de arrepender-se de tê-lo fato. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Não formarás divisões, senão que guardarás a paz, tratando de reconciliar aos que lutam. Barnabé (70-130 d.C.)

Como filhos, pois, [da luz] da verdade, evitem as divisões e as doutrinas falsas; e ali onde está o pastor, sigam como ovelhas. Abstenham-se das plantas nocivas, que não são cultivadas por Jesus Cristo, porque não são plantadas pelo Pai. Não que tenha encontrado divisões entre vocês, mas sim filtragem… Não se deixem enganar, irmãos meus. Se algum segue a outro que causa um cisma, não herdará o reino de Deus. Se algum anda em doutrina estranha, não tem comunhão com a paixão. Ignácio (105 d.C.)

São em verdade infelizes, pois ao eleger ser falsos profetas, recusam a graça da profecia na igreja. Parecem-se àqueles que, para evitar misturar-se com os hipócritas que vêm à igreja, abstêm-se também da comunhão com os irmãos. Irineu (180 d.C.)

VER TAMBÉM HEREGES, HERESIA