EXCOMunhÃO

Se recusar ouvi-los, dize-o ã igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano. Mateus 18:17.

Mas agora vos escrevo que não vos comuniqueis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal nem sequer comais. 1 Coríntios 5:11.

Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 1 Coríntios 5:6.

Mas, se alguém não obedecer ã nossa palavra por esta carta, notai-o e não tenhais relações com ele, para que se envergonhe 2 Tessalonicenses 3:14.

Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20.

Mas lhes admoesto destas coisas, queridos, sabendo que pensam o mesmo que eu. Não obstante, estou velando sempre sobre vocês para protegê-los das feras em forma humana, homens a quem não só não deveriam receber, senão, se fora possível, nem tão só ter tratos [com eles]; só orar por eles, por se talvez se podem arrepender. Ignácio (105 d.C.)

Por conseguinte, os que contradizem o bom dom de Deus perecem por pô-lo em dúvida. Mas seria conveniente que tivessem amor, para que também pudessem ressuscitar. É, pois, apropriado, que se abstenham dos tais, e não lhes falem em privado ou em público. Ignácio (105 d.C.)

Se alguém se atrevesse a pregar-lhes (aos cristãos) o que os hereges inventaram, falando-lhes em sua própria língua, eles de imediato fechariam os ouvidos e fugiriam muito longe, pois nem sequer se atreveriam a ouvir a predicação blasfema. Irineu (180 d.C.)

De todos estes (os que se desviam da verdade) é necessário afastar-se, e em mudança aderir-se àqueles que, como dissemos, conservam a doutrina dos Apostolos no ordem dos presbíteros, que oferecem uma palavra sã e observam uma conduta irreprochável para edificar e corrigir aos demais. Irineu (180 d.C.)

Aqueles que caíram em pecado depois do batismo são os que estão sujeitos à disciplina. Porque as obras feitas antes do batismo são remetidas (no batismo). No entanto, aquelas cometidas depois do batismo são purgadas (pela disciplina). Clemente de Alexandria (195 d.C.) Se um deve ser censurado é necessário também ser repreendido. Porque é tempo de ferir ao alma apática. Não mortalmente, senão saudavelmente, assegurando livrá-la da morte eterna por meio de uma pequena dor. Clemente de Alexandria (195 d.C.) Se algum delinqüiu em pecado atroz ou enorme, é desterrado da oração, da igreja e do trato daquela santa companhia. Este castigo é tão horrível que parece um ensaio do Juizo final, em que Cristo apartará longe de si aos condenados. Tertuliano (197 d.C.) Tudo o que se separa da igreja, une-se a uma adúltera e se separa das promessas da igreja; é um estranho, um excomungado, um inimigo. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM IGREJA, GOVERNO DA