Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos1:17.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. Hebreus 11:1-2.

E outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. Hebreus 11:36-40.

Porque verdadeiramente esta dúvida no ânimo é filha do o diabo e causa grande dano aos servos de Deus. Por tanto, despreza estas dúvidas do ânimo e domina-as em tudo, revestindo-te de fé, que é forte e poderosa. Já que a fé promete todas as coisas, realiza todas as coisas; mas o ânimo indeciso, que não tem confiança em si mesmo, falha em todas as obras que faz. Hermas (150 d.C.)

E bem como Abraham creu à voz de Deus e lhe foi contado por justiça, também nós cremos à voz de Deus, pois nos falou novamente por boca dos Apostolos de Cristo, depois que foi anunciado pelos profetas, e por essa fé renunciamos até a morte a todas as coisas do mundo. Justino Mártir (160 d.C.)

A este Filho o Pai revelou para manifestar-se a si mesmo por ele, e para receber no eterno refrigério aos justos que acreditam em ele, pois acreditar em ele significa fazer sua vontade. Irineu (180 d.C.)

Por conseguinte, por temor a coisa semelhante, nós devemos manter inalterada a regra da fé, e cumprir os mandamentos de Deus acreditando em Ele, temendo-lhe como a Senhor e amando-lhe como a Pai. Portanto, um comportamento deste estilo é uma conquista da fé, pois, como diz Isaías: Se não crêem não compreenderão; a fé se nos concede pela verdade, pois a fé se fundamenta na verdade. Irineu (180 d.C.)

A gente comum, como os meninos que temem ao cuco, teme à filosofia grega por medo de ser extraviado por ela. No entanto, se a fé que têm, já que não me atrevo a chamá-la conhecimento, é tal que pode perder-se com argumentos, que se perca, pois com isto só já confessam que não têm a verdade. Porque a verdade é invencível: as falsas opiniões são as que se perdem. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Uma pessoa que não faz o que Deus ordenou revela que realmente não tem fé em Deus. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

A fé é algo superior ao conhecimento, e é seu critério. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

A vida dos cristãos, que agora ensinamos, consiste num conjunto de ações racionais, a prática perseverante do que nos ensina Cristo e que nós chamamos fé. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

(Segundo os hereges) o batismo não é necessário, pois basta a fé. Tertuliano (197 d.C.)

Os gentis, pela fé em Cristo, preparam para si a vida eterna mediante as boas obras. Hipólito (200 d.C.)

“Se tens fé como um grão de mostarda dirás ao cerro…” Os cerros mencionados aqui, em minha opinião, são os poderes terríveis que se encontram na onda da maldade. Quando um tem fé para crer tudo o que está escrito nas sagradas Escrituras, essa fé é como um grão de mostarda. Orígenes (248 d.C.)

(Escrito a cristãos que enfrentavam o martírio) Está escrito que o justo vive por fé. Se tu és justo e vives por fé, se verdadeiramente acreditas em Cristo, por que não abraças a segurança à que és chamado a Cristo? Por que não te causa alegria que sejas resgatado deo diabo? Pois estás a ponto de estar com Cristo e tens a segurança da promessa do Senhor. Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM FÉ APOSTÓLICA; SALVAÇÃO (III. O papel da graça e a fé na salvação)

  • Voltar ao índice