HERMAS, PASTOR DE

A obra titulada “O pastor,” escrito por Hermas, lia-se extensamente nas igrejas cristãs primitivas e era muito estimada por elas. Alguns dos cristãos primitivos criam que o autor era o mesmo a quem se referiu o Apostolo Paulo em Romanos 16:14, mas seu depoimento não se pode confirmar.

Mas o Pastor foi escrito por Hermas na cidade de Roma bastante recentemente, em nossos próprios dias, quando seu irmão Pío ocupava a cadeira do bispo na igreja da cidade de Roma; portanto sim pode ser lido, mas não pode ser dado à gente na igreja, nem entre os profetas, já que seu número é completo, nem entre os Apostolos ao final dos tempos. Fragmentos de muratori (200 d.C.)

Não é verdade que na visão que teve Hermas, a potência que se lhe apresentou como figura da igreja lhe deu o livro para que o copiasse com a tentativa de que fora comunicado aos eleitos? E ele diz que o copiou letra por letra, sem poder compreender as silabas, com o qual mostrava que a letra estava clara para todos e permitia uma simples leitura literal: esta é a fé que consta do ordem dos elementos ou letras, significado pela leitura literal. Clemente de Alexandria (195 d.C.)