INTRODUÇÃO

O “Dicionário das doutrinas e praticas da igreja primitiva” lhe permite ao leitor a estabelecer com rapidez o que criam os cristãos dos três primeiros séculos. E Por que são importantes os escritos de cristãos que viveram nesta época? A razão é que o depoimento dos primeiros cristãos sustenta que muitos, tais como Clemente de Roma e Policarpo, conheceram aos Apostolos de Jesus. Eles foram aprovados pelos Apostolos e assinalados também para liderar a igreja. Os estudos modernos da história da igreja deveriam depender dos escritores da igreja primitiva para informar-se sobre temas de grande importância. Ademais, seu entendimento da Bíblia é de grande valor e deve ser usado como um comentário bíblico. Para estar seguros, nenhum destes escritores afirmou que seus escritos lhes foram dados por inspiração divina; nem elevaram seus escritos ao mesmo nível que a Bíblia. No entanto, sim afirmaram que estavam transmitindo fielmente a fé que os Apostolos tinham entregado à igreja.

A essência do cristianismo primitivo

É de grande importância compreender os princípios básicos do cristianismo primitivo. Estes podem ser resumidos principalmente em dois: (1) Os primeiros cristãos se enfocaram em viver à luz da mensagem de Cristo e explicar esta mensagem ao mundo incrédulo em lugar de refinar suas destrezas e conhecimentos teológicos; e (2) a doutrina da igreja Primitiva é menos elaborada e definida do que a teologia moderna. No entanto, para os primeiros cristãos, o coração de sua fé consistia numa relação de amor obediente com Cristo; não na habilidade de formular dogmas. E um número considerável destes escritores cristãos morreu como Martires.

A Bíblia usada pela igreja primitiva

Para compreender e apreciar o que escreveram os primeiros cristãos é necessário possuir um bom conhecimento da Bíblia. A razão é que eles baseavam seus ensinos nela. No entanto, à primeira vista, as passagens que eles citaram das Escrituras podem ser causa de dúvida. Com freqüência suas citações da Bíblia não são as mesmas que as de nossas bíblias modernas. É possível enumerar algumas razões. Primeiro, quando citaram do Antigo Testamento, os primeiros cristãos quase sempre citaram da Septuaginta (o antigo testamento grego, no qual estão incluídos os livros apócrifos), da mesma maneira como os Apostolos o fizeram. Em contraste, as traduções modernas do Antigo Testamento, pelo geral estão baseadas no texto masorético. Segundo, devemos ter presente que os primeiros cristãos não tinham concordâncias, bíblias de estudo, bíblias tópicos, bíblias eletrônicas, nem inclusive bíblias praticas de uso pessoal. Como resultado, os primeiros cristãos com freqüência tinham que citar de cor os textos bíblicos. Por esta razão, às vezes citavam um ou dois versos misturados. Ademais, particularmente no caso dos escritores latinos, as citações parecem provir de uma versão ou texto que difere de versões menos antigas.

Três erros que evitar

Talvez o erro mais comum será empregar este dicionário como uma base de citações e textos que ajudem a reforçar as crenças pessoais ou de nossa denominação; e ao mesmo tempo, descartamos aquelas citações que as contradizem ou não as apóiam. Desta maneira, os escritos da igreja primitiva seriam usados desonestamente. Selecionando as citações a nosso parecer, teremos a impressão que os primeiros cristãos creram exatamente como nós (o qual não é certo muitas vezes) Em conclusão, em lugar de aprender daqueles que estiveram mais cerca aos Apostolos, em tempo e espírito, simplesmente os usamos para nossos próprios propósitos.

Outro erro comum é ler aos escritores da igreja primitiva como se eles estivessem formulando dogmas teológicos cada vez que falavam. Geralmente, quando eles escreviam não tratavam de definir pontos dogmáticos para toda a igreja. Muitas de suas discussões surgiam de (1) explicar ao mundo pagão o que criam os cristãos ou (2) contrastar os princípios e as doutrinas dos hereges com o que cria o corpo geral de cristãos. Normalmente, eles não tratavam de convencer a outros cristãos “ortodoxos” em que crer.

Os conceitos que as igrejas de hoje têm dos termos que usaram os primeiros cristãos são diferentes aos que eles tinham. Por esta razão é importante ler seus escritos com o propósito de voltar a avaliar a posição da igreja moderna a cerca das verdades do cristianismo. Os primeiros cristãos entenderam a ortodoxia em termos de conceitos gerais; mas não, como definições teológicas detalhadas. Clemente de Alexandria disse: “Aqueles que se preocupam nas palavras e dedicam seu tempo a elas, perdem seu sentido principal.” Ainda que a teologia fosse importante para a igreja primitiva, tomou um lugar secundário. VIVER a mensagem de Cristo era bem mais importante.

Como usar este dicionário?

Suponhamos que o leitor deseja saber o que creram os primeiros cristãos a respeito do Divorcio . Embaixo do titulo “DIVORCIO ” primeiro se encontram vários versículos bíblicos antes das citações dos primeiros cristãos. O propósito não é incluir cada passagem bíblica referente ao Divorcio . Ao invés, estes são alguns dos versículos finquem usados pela igreja primitiva.

Depois, você achará as citações dos cristãos primitivos em ordem cronológica. Depois de cada uma delas, acha-se o nome do escritor e depois o ano em que a escreveu (“d.C.” significa “depois de Cristo”). Exemplo: Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Também adicionamos um “índice temático” na última parte, no qual enumeramos todos os temas tratados neste dicionário.