MÃE ESPIRITUAL

Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é nossa mãe. Gálatas 4:26.

¡Oh maravilha de mistério! Um é o Pai de tudo, uno o Logos de tudo, e uno o Espírito Santo, o mesmo em todas as partes; e uma só também é a virgem mãe: comprazo-me em chamá-la igreja. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Enchamos (com nossa presença) a bela figura da igreja, e corramos, como meninos, a nossa boa mãe. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Aperfeiçoemos a formosa face da igreja e, como meninos, corramos a esta boa mãe. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Numa carta dirigida aos cristãos encarcerados Tertuliano escreveu:

Entre os alimentos que para o corpo ¡Oh, escolhidos e ditosos Martires! envia-lhes ao cárcere a senhora igreja, nossa mãe, sacados de seus peitos e do trabalho, de cada um dos fiéis (se refere às oferendas voluntárias dos cristãos), recebam também de mim algo que nutra seu espírito (uma carta). Tertuliano (197 d.C.)

Não pode ter a Deus por pai o que não tem à igreja por mãe. Cipriano (250 d.C.)

¡Oh, com que afetuoso gozo acolhe (aos Martires) a mãe igreja, vê-los voltar do combate! Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM HEREGES (II. 2.4. Os valentinianos); IGREJA