PROVIDÊNCIA E SOBERANIA DE DEUS

A providência de Deus se refere à direção e ao cuidado que Deus tem por toda sua criação. A soberania de Deus se refere ao fato de que Deus é o supremo legislador do universo.

Não se vendem dois passarinhos por um asse? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Mateus 10:29-31.

Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado; por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem. João 19:11.

Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Tiago 4:15.

Sendo assim, pois, que todas as coisas são vistas e ouvidas (por Deus), tenhamos-lhe temor, e abandonemos todos os desejos abomináveis das más obras, para que possamos ser protegidos por sua misericórdia nos Juizos futuros. Clemente de Roma (30-100 d.C.)

Os acontecimentos que te sucederem os aceitarás como bens, sabendo que sem a disposição de Deus nada sucede. Barnabé (70-130 d.C.)

Aceita com gratidão as provas que sobrevirem, recordando que nada nos sucede sem a vontade de Deus. Didaquê (80-140 d.C.)

E tratamos de persuadir aos que nos aborrecem injustamente para que, vivendo conforme aos preclaros conselhos de Cristo, tenham a esperança de atingir, junto conosco, os bens de Deus, soberano de todas as coisas. Justino Mártir (160 d.C.)

Leste é o Pai de nosso Senhor, por cuja providência tudo sucede, e que administra todas as coisas com seu mandato. Dá gratuitamente a quem convém, distribui os dons segundo os méritos, e castiga com justiça aos ingratos insensíveis a sua bondade. Irineu (180 d.C.)

Se lhe chamo Providência (a Deus), nomeio sua bondade. Teófilo (180 d.C.)

Nossa vida estará toda ela de acordo com a razão se dominamos nossos desejos desde seus começos, e não matamos com perversos artifícios o que a providência divina estabeleceu para a linhagem humana. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Por sua providência Deus administra, dispõe e vigia o que acontece, enquanto por sua vontade determina que algo aconteça ou não... Agora bem, se professamos crer que Deus administra e dispõe todas as coisas, segue-se que ele tem de revelar sua vontade aos homens, mostrando-lhes o que é bom para eles. Orígenes (225 d.C.)

VER TAMBÉM DEUS; LIVRE ARBITRIO E PREDESTINAÇÃO

  • Voltar ao índice