TRINIDADE

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1.

Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. João 5:19-20.

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. 1 Coríntios 8:6.

Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. 1 Coríntios 11:3.

E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:7.

Não temos um só Deus e um Cristo e um Espírito de graça que foi derramado sobre nós? Clemente de Roma (30-100 d.C.)

“E disse Deus: Tenho aqui o homem é como um de nós sabendo o bem e o mau.” Depois, ao dizer “como um de nós,” indica de certo número dos que entre si conversam, e que pelo menos são dois… Senão que este surto (Cristo), emitido realmente do Pai, estava com Ele antes de todas as criaturas e com esse conversa o Pai. Justino Mártir (160 d.C.)

Aqui se nos acusa de loucura, dizendo que depois de ter afirmado a Deus imutável, sempiterno e Pai de todos, adjudicamos um segundo posto a um homem que foi crucificado. Justino Mártir (160 d.C.)

À verdade, o mesmo Espírito Santo, que faz nos que falam profeticamente, dizemos que é uma emanação de Deus, emanando e voltando, como um raio do sol. Atenágoras (175 d.C.)

E estando o Filho no Pai e o Pai no Filho, em unidade e potência de espírito, o Filho de Deus é inteligência e Verbo do Pai… Realmente uno não pode menos de maravilhar se ao ouvir chamar ateus aos que admitem a um Deus Pai, e a um Deus Filho e a um Espírito Santo, mostrando sua potência na unidade e sua distinção no ordem… nos movemos pelo só desejo de chegar a conhecer ao Deus verdadeiro e ao Verbo que está nele, qual é a comunhão que há entre o Pai e o Filho, que coisa seja o Espírito, qual seja a unidade de tão grandes realidades e a distinção entre os assim unidos, o Espírito, o Filho e o Pai. Atenágoras (175 d.C.)

Pois sempre lhe estão presentes o Verbo e a Sabedoria, o Filho e o Espírito, por meio dos quais e nos quais livre e espontaneamente faz todas as coisas, aos quais fala dizendo: “Façamos ao homem a nossa imagem e semelhança”; tomada de si mesmo a substância das criaturas, o modelo das coisas feitas e a forma do ornamento do mundo. Irineu (180 d.C.)

Por isso, como a meninos, aquele que era o pão perfeito do Pai se nos deu a si mesmo como leite, quando vinho a nós como um homem; a fim de que, nutrindo nossa carne como de seu peito, mediante essa nos acostumássemos a comer e beber ao Verbo de Deus, até que fôssemos capazes de receber dentro de nós o Pão da imortalidade, que é o Espírito do Pai. Irineu (180 d.C.)

Os presbíteros, discípulos dos Apostolos, ensinam que este será o ordem e providência para os que se salvam, bem como quais são os degraus pelos quais se ascende: pelo Espírito subimos ao Filho e por este ao Pai, e o Filho ao final entregará sua obra ao Pai. Irineu (180 d.C.)

Tenho aqui a regra de nossa fé, o fundamento do edifício e a base de nossa conduta: Deus Pai, no criado , ilimitado, invisível, único Deus, criador do universo. Este é o primeiro e principal artigo. O segundo é: o Verbo de Deus, Filho de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor, que se apareceu aos profetas segundo o desígnio de sua profecia e segundo a economia disposta pelo Pai; por meio dele foi criado o universo. Ademais ao fim dos tempos para recapitular todas as coisas se fez homem entre os homens, visível e tangível, para destruir a morte, para manifestar a vida e restabelecer a comunhão entre Deus e o homem. E como terceiro artigo: o Espírito Santo por cujo poder os profetas profetizaram e os pais foram instruídos no que diz respeito a Deus, e os justos foram guiados pelo caminho da justiça, e que ao fim dos tempos foi difundido de um modo novo sobre a humanidade, por toda a terra, renovando ao homem para Deus. Irineu (180 d.C.)

Nós oramos pelo menos três vezes ao dia, porque somos devedores de três: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Tertuliano (195 d.C.)

Nós conhecemos ao Pai por meio da Palavra encarnada. Também acreditamos em o Filho e adoramos ao Espírito Santo. Hipólito (200 d.C.)

A igreja mesma é o Espírito mesmo, dentro da qual está a trindade da única divindade: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Tertuliano (212 d.C.)

El Salvador e o Espírito Santo foram enviados pelo Pai para a salvação dos homens. Orígenes (245 d.C.)

O Senhor diz: “Eu e o Pai somos um.” E outra vez está escrito referente ao Pai, o Filho e o Espírito Santo: “E estes três são um.” Cipriano (250 d.C.)

VER TAMBÉM CRISTO, DIVINDADE DE; DEUS; ESPÍRITO SANTO