VEU

Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. Ora, eu vos louvo, porque em tudo vos lembrais de mim, e guardais os preceitos assim como vo-los entreguei. Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo. Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com Veu , tosquie-se também; se, porém, para a mulher é vergonhoso ser tosquiada ou rapada, cubra-se com Veu . Pois o homem, na verdade, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado por causa da mulher, mas sim, a mulher por causa do homem. Portanto, a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos. Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus. julgai entre vós mesmos: é conveniente que uma mulher com a cabeça descoberta ore a Deus? Não vos ensina a própria natureza que se o homem tiver cabelo comprido, é para ele uma desonra; mas se a mulher tiver o cabelo comprido, é para ela uma glória? Pois a cabeleira lhe foi dada em lugar de Veu . Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem tampouco as igrejas de Deus. 1 Coríntios 11:1-16.

Tenho aqui, vinho para mim uma virgem ataviada como se saísse da câmara nupcial, toda branca e com sandálias brancas, com um Veu até a testa, e a cobertura de sua cabeça era um turbante. Hermas (150 d.C.)

Além de estar proibido descobrir os cabelos, esta mandado cobrir-se a cabeça e velar o rosto. Porque não é honesto que a beleza do corpo seja um anzol para pescar aos homens. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Que as mulheres entendam isto. Que devem cobrir-se por completo a não ser que estejam em sua casa. Porque esta forma de vestir é sóbria e as protege de ser olhadas... A mulher cristã nunca cairá se põe adiante de seus olhos a Modestia e o Veu . Também não será causa de tropeço para o homem por descobrir-se o rosto. Por tanto, é a vontade de Cristo que se deva orar com o Veu . Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Os seguintes três desenhos dos primeiros cristãos achados nas catacumbas de Roma que datam do século II e III, demonstram como as mulheres cristãs daquela época punham em prática a ordem dos Apostolos quanto ao Veu .



“Por causa dos anjos”; ao dizer “anjos” se está referindo aos homens justos e virtuosos. Que use o Veu para não ser causa de tropeço e guie à fornicação. Clemente de Alexandria (195 d.C.)

Este assunto entenderam bem os Coríntios mesmos. De fato, até este mesmo dia, as virgems (igual que as mulheres) cobrem-se com o Veu . Os discípulos aprovam o que os Apostolos ordenaram. Tertuliano (197 d.C.)

Saibam que se trata da cabeça inteira. A região que se deve cobrir com o Veu , ocupa o mesmo espaço que o cabelo quando este se acha solto… As mulheres pagãs de Arábia te julgarão. Porque não só cobrem a cabeça, senão a cara também. Tertuliano (197 d.C.)

A mulher não deve apresentar-se com a cabeça descoberta. Tertuliano (197 d.C.)

Mas admoestamos às mulheres que não deixem esta disciplina do Veu nem por um momento, nem sequer por uma hora… Te rogo, sejas tu mãe, ou irmã, ou filha virgem, cobre tua cabeça. Tertuliano (197 d.C.)

Que todas as mulheres tenham a cabeça coberta com uma tela opaca, que não seja um Veu transparente, porque isso não cobre em verdade. Hipólito (200 d.C.)

Que fará a mulher cristã se descuidasse esta ordem? Calará a oração espontânea de agradecimento? Se enfrentará à tentação sem o arma da oração? Deixará de cumprir com seu Senhor, privando a um alma precisada de um depoimento? Desafiará ao Senhor e menosprezará seu mandato, orando e testemunhando sem o Veu ? Desonrara a seu Senhor ou usará o Veu durante todo o dia para assim encontrar-se o tempo todo em comunhão com seu Deus, disposta para testemunhar? Crisóstomo (344-407 d.C.)

VER TAMBÉM MODÉSTIA; MULHER; VESTIMENTA

  • Voltar ao índice